quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Verificando a Temperatura do Processador e voltagem da fonte.

 A forma mais simples de conferir a temperatura do processador e as voltagens da fonte é através do setup da placa mãe, vejamos como acessá-lo.

Conferindo temperatura e voltagens pelo setup: 

Ao ligar a máquina fique pressionando a tecla DEL*, a tela que aparece é o setup do micro, procure pela opção Hardware Monitor ( ou semelhante ), lá aparecerá a temperatura do processador ( CPU ) e as voltagens da fonte ( +3,3V, +5V, +12V ).
Na maioria das placas mães se acessa o Setup pressionando a tecla DEL, caso a sua seja diferente, ao ligar o micro preste atenção se não aparece nenhuma instrução, ou verifique no manual. 
Sabendo-se a temperatura do processador, confira no site abaixo se a temperatura está normal ou se o processador está tendo um superaquecimento, consequentemente causando reinicializações e travamentos.  

Existe um tolerância para a variação nas voltagens da fonte, essa tolerância é de 5%, sendo assim são toleradas as seguintes variações nas voltagens: 

+3,3V

Mínimo: +3,14V 
Máximo: +3,47

+5V   

Mínimo: +4,75V 
Máximo: +5.25V  

+12V   

Mínimo: +11,4V  
Máximo: +12,6V 


Se qualquer uma das linhas ( +3,3V, +5V, +12V ) variar mais do que 5%, recomendo a troca da fonte o mais rápido possível, de preferência por uma de potência real. Uma fonte que distribui de forma incorreta as voltagens, além de causar travamentos e reinicializações, podem causar danos permanentes aos outros periféricos da máquina.  

Bom, é isso ai galera, espero que ajude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário